
Sobre nós

Um programa de Inovação: Ubuntu_Labe
O Ubuntu_Labe é uma iniciativa vinculada COPPETec - UFRJ e tem como missão a utilização de soluções inovadoras em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro.
O projeto está dividido em cinco etapas com objetivo de empoderar os participantes a sentir, visualizar, desenhar, empreender e celebrar um projeto para a construção de cidades inteligentes protagonizado por pessoas pretas.
Os participantes foram estimulados a criar um Akunji e conseguintemente propostas que atravessam os seguintes macro-temas: Saúde e Saneamento, Educação Popular, Vida Urbana, Gênero e Ética e Privacidade Digital. Um dos akunjis que surgiram dessa iniciativa é o Asante.
Para saber mais sobre o Ubuntu_Labe, sugerimos que acessem o site ou as redes sociais, como Instagram ou o Facebook.
O cuidado que você merece, os melhores profissionais.

Dr. Luiz Fernando Schuh
Sou um subtítulo. Clique aqui para editar e contar aos seus clientes um pouco sobre você.

Dra. Amélia Amaral
Sou um subtítulo. Clique aqui para editar e contar aos seus clientes um pouco sobre você.

Dr. Pedro Nunes
Sou um subtítulo. Clique aqui para editar e contar aos seus clientes um pouco sobre você.
O Akunji Asante e a Pretopia
A Pretopia é a cidade criada a partir dos ideais de uma realidade na qual as relações não são pautadas pelo racismo e pelas consequências da escravidão. Entende-se que os projetos desenvolvidos por todos os Akunjis do Ubuntu_Labe seriam uma forma de tornar a cidade do Rio de Janeiro mais próxima de tornar-se a Pretopia.
O Akunji Asante é composto por 4 integrantes sendo todos estudantes da UFRJ e uma extensionista. Inicialmente planejávamos implementar uma horta local com o intuito de ressignificar um ambiente negligenciado na cidade ao mesmo tempo que educa a população sobre uma alimentação saudável e pautada nas conhecimentos ancestrais.
Porém por conta da pandemia provocada pelo vírus da COVID-19, tivemos que mudar os planos de modo que a implementação da horta ficasse em segundo plano. Durante o isolamento social, focamos na criados do site e de um perfil no Instagram para disseminar informações sobre alimentação ancestral, nutrientes e importância dos alimentos e métodos para a criação de hortas dentro de casa.
_edited.jpg)